A moda entre as décadas

Ao contrário das mulheres ,com bermuda e chinelo eles já ficam lindos ,mais não é toda ocasião que o homem pode ficar largado , cada ocasião e época pede um estilo diferente.

H O M E N S ... A MODA tem olhado nos últimos anos para a sua própria história.O que foi tendência na época do seu avô está voltando...


  -Modismos das épocas

1930 FALIDOS E NOVOS RICOS: A loucura dos anos 20 termina com a queda da bolsa de NY  e o início de uma longa crise.Na moda,é a vez das ombreiras ,estampas e do bom jaquetão.Com o reaquecimento da economia ,surge o terno "London cute",criado por Frederick Scholte,com cava alta e mangas largas.Porém foi o gângster Al Capone,com o terno risca-de-giz,gravatas estampadas e chapéu fedora,que marcou a imagem masculina na década de 30 ,assim como os óculos escuros ,que entraram na moda.

1940 SIMPLES E SOFISTICADOS: A guerra traz a escassez de materiais e simplifica o guarda-roupa dos homens.O terno perde o colete ,as abas do bolso e a bainha das calças,mais o estilo não está perdido.Enfim,impõem a silhueta ampla como uma referência para os homens da década.Já em Hollywood,o tempo é de paz.Galãs como Cary Grant e Gary Cooper usam jaquetões,ombreiras e lapelas mais estreitas.


Cary Grant

1950 CONSERVADORES E REBELDES: 50's... nascem caretas e terminam rebeldes.O terno sack,com ombreiras naturais e lapelas estreitas,foi o uniforme da década.O estilo preppy dos blazers e cardigãs da Ivy League,o grupo de oito universidades americanas,é determinante nos Anos Dourados .Mas os ventos sopram para longe o conservadorismo ao som de Elvis Presley e seu topete teddy boy.O jeans e a T-shirt branca se tornam a roupa dos jovens.A rebeldia é exaltada pelos poetas beat e pelos existencialistas franceses,com calças justas,gola rulê e uso da cor preta.


Elvis PresleyJames Dean

1960 A ILHA E O CONTINENTE: Os mods (jovens de classe média) criam os ternos com brilho ,sapatos de bico fino,lapelas e gravatas estreitas. A versão do continente para esse estilo do Reino Unido é o terno continental,desenvolvido por designers como Yves Saint-Laurent e Pierre Cardin. Quase no fim da década, entraram os hippies e suas batas,colares e anéis.


John Lennon

1970 OS HIPPIES E OS PUNKS: Com os hippies ,a roupa do dia-a-dia deixa de ser formal.O lema PAZ E AMOR levou ao hedonismo da era disco .Com o terno branco de poliéster justo com boca-de-sino,colarinho da camis largo e pontiagudo e peito á mostra,John Travolta embalou a imagem da época.Em resposta aos hippies e á disco,surge os punks.Trazendo o espírito dos primeiros roqueiros,as calças são justas,e as botas,Dr. Martens. O estilo agressivo vem com camisetas rasgadas,tachas e alfinetes,tudo dentro da filosofia "faça você mesmo".



Jimmy Hendrix John Travolta
1980 OS YUPPIES E OS RAPPERS: Os yuppies, mais conservadores que a geração anterior, hippie, investem no poder das ombreiras-quanto maiores,melhor.Giorgio Armani reinventa o terno,consumir tudo do bom e do melhor sem se preocupar na quantia gasta era o lema típico dos yuppies. A silhueta deixa de ser justa,volta o refinamento dos anos 30 e 40,com os jaquetões e os suspensórios.Com os negros surgem o rap,e com eles as peças oversized,bem folgadas,deixando pela primeira vez a cueca aparecer como um item fashion.Entre essas duas turmas,tem a new wave,com os cítricos que brilham nos anos 80.

1990 OS GRUNGES E OS CLUBBERS: Os anos 90 fazem a ponte entre a silhueta ampla dos 80's para o slim dos anos 2000.Quando muitos apostam no casual day,ou seja,a informalidade.A década começa sob a influência dos grunges,com bermudas,calças largas e camisas de flanela xadrez,que viram hit.Mas logo a música eletrônica desbanca o rock e, com novos bpms das pick-ups,vêm os tecidos tecnológicos,preferidos dos clubbers.


Kurt Cobain

2000 OS CLÁSSICOS E OS ROQUEIROS: Olhando para os mods e para a silhueta dos anos 60, Hedi Slimane opera a verdadeira mudança da Dior Homme no começo dos anos 2000.O estilista,com seus ternos ultrajustos,ganha repultação e faz o slim fit entrar no armário masculino. 2000 é o ano em que tráz todas as outras décadas da moda ,e com sua renovação a Saville Row (a famosa rua dos alfaiates ingleses,em Londres) ,no final da década de 90,recuperou e atualizou a era dos clássicos da alfaiataria.

George Clooney e Brad Pitt